Receita do Xale Especial

Estou aqui pensando numa maneira de escrever essa receita e me desculpem se não ficar muito clara, é que o crochet não é muito o meu forte, mas eu me arrisco de vez em quando em fazer alguma coisa como foi esse xale, qualquer dúvida é só perguntar.

Material
Colocarei o material que eu utilizei para a execução do xale da foto, mas vocês podem usar os fios e as agulhas compatíveis com o fio que desejarem, ok?

1 novelo da Linea Itália TALHATINO
2 novelos de lã Sedificada
Agulha para crochet nº 3 (o fio pede a número 5 mas eu fiz na 3 mesmo)
Agulha para costura.

Execução

Com os dois fios juntos (um da sedificada e um da Talhatino) inicie o ponto segredo, faça de 25 a 35 pontos segredos (o tamanho vai depender do tamanho que você desejar o xale, pois depois ele vai vir decrescendo para a ponta, por isso deixo essa variação, já que o ponto segredo depende muito da laçada que vc vai puxar para fazê-lo e nunca se esquecendo que UM PONTO SEGREDO INTEIRO corresponde a DUAS argolas. Abaixo postarei os vídeos de como fazer o ponto segredo, é muito fácil e eu aprendi vendo exatamente esse vídeo.
A segunda carreira você vai fazer exatamente como mostra o vídeo 2, quando chegar no último ponto do comprimento da primeira carreira, suba mais um ponto inteiro (duas argolas) e volte o trabalho prendendo "ponto segredo sobre ponto segredo".
Para se fazer o xale vir decrescendo e não subir reto como mostra no vídeo você terá que a partir da 3ª CARREIRA, SOMENTE O PRIMEIRO PONTO será feito MEIO PONTO SEGREDO, ou seja, TODO o PRIMEIRO ponto de cada carreira a partir da 3ª carreira será MEIO PONTO SEGREDO, ou apenas uma argolinha que será presa no meio do ponto seguinte, no final da carreira irá terminar normalmente com o ponto segredo inteiro, apenas irá diminuir no início de todas as carreiras até o fim, quando será feito apenas um ponto segredo.

Carreira em Ponto Leque

Bem, terminado o xale agora você fará uma carreira em torno de TODO o xale (os 3 lados) do ponto leque, utilizando para isso apenas o fio sedificado.
Esta carreira de ponto leque servirá para dar uma base para o ponto segredo, você inicia ele no "nozinho" do ponto segredo e prende na parte solta (argola) para iniciar outro leque.

Babado

Para fazer o babado, faça mais 4 ou 5 carreiras de ponto segredo apenas utilizando o fio sedificado, a primeira carreira dessa vez será presa em cada ápice de leque do ponto leque e serão carreiras de ida e volta apenas no bico ou no "V" do xale, deixando a parte superior sem nada. Terminado o babado, coloque franjas também no "V" do xale.
Coloque o xale sobre os ombros e meça a altura onde você pregará uma rosa de croche que servirá como botão para prender o xale no peito, a rosa encaixará em uma das aberturas do ponto segredo, e está pronto seu xale.

Ponto Segredo


Ponto Segredo Sobre Ponto Segredo


Comentários

Maria da Luz disse…
Muito lindo esse xale!!!!Até me animei a fazer um.Parabéns seus trabalhos são lindos!!!!
Gis disse…
Oi Leonardo.
Parabéns pelos trabalhos.
O xale é maravilhoso e o ponto da meia então é de babar.
Espero que vc poste a receita desta trança pois sou viciada em fazer meias.

Postagens mais visitadas